O local era inóspito, quente, inteiro de asfalto. Precisava de um desenho que abraçasse as pessoas, que convidasse a relaxar, e brincar.
Porque brincar? A maioria dos usuários do Sesc Dom Pedro II são crianças do bairro Glicério, moradores dos bairros da redondeza, que precisam de lugares de atividades e de lugares de afeto. Dentro dos contêineres tem uma pequena biblioteca com sala de leitura, uma sala de jogos, um lugar confortável para os bebês.
O deck de madeira foi pensado para se integrar à programação lúdica e ser a plataforma que permite que os espaços internos sejam acessados por todos, cadeirantes, carrinhos de bebês, pessoas com dificuldade de mobilidade. Isso porque rampas suaves fazem a ligação para o nível do piso dos contêineres.
E como trazer um pouco de verde para o lugar? Que tal se o chão subisse e formasse lugares para sentar, floreiras, objetos para brincar, oportunidades para escalar. Usando a topografia foram criadas oportunidades para plantio, já que era impossível plantar no piso existente.
O resultado é um deck que se molda às necessidades das pessoas e do lugar para trazer aconchego e conforto.
Ficha técnica
Status: Construído
Autores: Ateliê Navio e Assalto Cultural
Arquiteto Responsável: Ursula Troncoso
Colaboradores: Talitha Rodrigues
Localização: São Paulo - SP
Ano de conclusão da obra: 2017
Área total construída: 300m²
Fotografia: Pedro Napolitano Prata